Show newer

RT @Left_EU: Big Energy has once again hit the jackpot with the

Expensive dirty fossil fuels will keep determining the price of cheap renewables

Read our press release, follow our campaign act.left.eu/page/122239/subscr

left.eu/big-energy-hits-jackpo

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @mmatias_: Em 2021, com o @LGBTIintergroup assinámos uma carta para @EU_Commission levar a 🇭🇺 ao @EUCourtPress.
Saudamos que o e se tenham finalmente associado aos 18 países que assinaram a carta inicial.
Hoje, apelamos a que os demais Estados Membros façam o mesmo.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

A espiral inflacionista realmente existente.
RT @LadrBic: De acordo com alguns economistas presentes na última reunião do BCE, este tem dados (ainda não divulgados publicamente) que mostram que as pressões inflacionistas estão associadas sobretudo ao aumento das margens de lucro das empresas e não à evolução dos salários.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Depois de um ano em que os salários reais caíram mais de 5% e numa altura em que cresce o número de greves no país face à perda de poder de compra, o governo que recusou aumentos salariais em linha com a inflação garante a Bruxelas que vai continuar a apertar o cinto.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @Left_EU: "This proposal is key to achieving climate and social justice," says @mmatias_

"It will allow us to resolve major social problems.

"The choice is between this and maintaining the status quo. The populist propaganda coming from @ecrgroup and ID is incomprehensible to me."

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @catarina_mart: Gabriela Moita empenha-se em desconstruir ideias feitas e tem sido uma aliada incansável no acesso à saúde. Nesta conversa apontamos caminhos de mudança, da organização económica ao SNS, capazes de melhorar os indicadores de saúde mental em Portugal. contraregra.pt/video/gabriela-

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Diz-nos a PICUM que em 2022, + de 100 pessoas enfrentaram processos legais por atos de solidariedade com migrantes na UE. Isto é, há Estados Membros que usam e abusam da lei para travar quem salva vidas nas fronteiras europeias. O trabalho humanitário não é nem pode ser um crime.
RT @PICUM_post: 🔥 NEW 🔥 Today we're releasing new data from our 2022 monitoring of criminalisation of solidarity with migrants in Europe.
Key findings in 🧵
Full report on https://picum.or…

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

“O projeto de resolução [do Bloco], que Recomenda ao Governo a Criação de um CAE que Distinga o Sal Marinho do Sal Industrial, surge após encontro do eurodeputado José Gusmão com a Associação de Valorização do Salgado e com a Cooperativa Terras do Sal”

regiao-sul.pt/sociedade/bloco-

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Esta manhã recebemos no PE o coletivo Perú Solidario. Prestamos conta da visita que fizemos ao Peru em fevereiro, organizada pela @Left_EU, na qual participei. Reiteramos a nossa solidariedade com quem protesta e pensamos soluções para a (re)construção democrática no país.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Mesmo que esta lei medieval seja corrigida, muitas esterilizações realizadas não são reversíveis. Quem as autorizou contra a vontade da mulher? Com que argumento? Quantas mulheres foram afetadas? Quem se vai responsabilizar?

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Show thread

O Orçamento do Estado de 2023 (Artigo 123.º) prevê “dotação orçamental específica para um estudo nacional sobre violência contra raparigas e mulheres com deficiência, nomeadamente sobre a realidade de práticas de esterilização forçada”. Este estudo tem de ser feito e assumido.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Show thread

Em 2016 a ONU denunciou que as pessoas com deficiência, “especialmente aquelas que foram declaradas legalmente incapacitadas, continuam a ser, contra sua vontade, objecto de interrupção da gravidez, esterilização”. Há 7 anos que “é preciso debater”?

publico.pt/2016/06/26/sociedad

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Show thread

Está na lei: “métodos de esterilização irreversíveis só devem ser executados em menores ou incapazes (…) no sentido de evitar graves riscos para a sua vida ou saúde dos seus filhos hipotéticos”. Muitos pensam que a maternidade numa mulher com deficiência é, em si, um grave risco

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Show thread

Portugal é um dos 3 países da UE que permitem esterilização forçada de menores com deficiência. Não é “complicado”. É de uma violência inaceitável e a lei tem de ser corrigida já.

Campanha da @MyEDF
you.wemove.eu/campaigns/fim-da


🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Falo agora sobre estágios com direitos. Em direto, aqui:
ep.interactio.eu/55mw-sr79-cyc
RT @Left_EU: 🛒The cost of living crisis leaves millions struggling to make ends meet.

⚡️But workers all over the EU are striking back!

✊Today we hear from those at the forefront of the workers’ struggle

🔴LIVE from 3pm left.eu/events/cost-of-living-

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

@joxventura A expressão "tarefa" é usada de forma sarcástica. Em todo o caso, a imposição deliberadas de programas recessivos não é novidade nenhuma e até tem doutrina. A teoria da recessão como redenção ficou imortalizada em Portugal pela expressão "Só saímos da crise empobrecendo".

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Neste , relembramos os direitos que estão por conquistar. Solidarizamo-nos com as mulheres de todo o mundo e ampliamos as vozes deste grupo de mulheres afegãs, que com muita coragem marchou de Berlim até Bruxelas para denunciar as atrocidades dos talibã.
RT @Left_EU: 🇦🇫The voices of our Afghan sisters are loud and clear.

Life for women and girls is unbearable.

The EU must act!

We demand safe passage for refugees, educational support fo…

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Show older
Mastodon

A Mastodon forum for the discussion of European Union matters. Not run by the EU. Powered by PleromaBot, Nitter and PrivacyDev.net.