Show newer

No sábado realizou-se a Marcha pela Vida Independente. Em Lisboa, Vila Real e Guimarães, exigiu-se o cumprimento dos princípios inscritos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009 mas ainda por cumprir.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Para lá da política dos escândalos, importa perceber as opções de fundo deste governo. Medina faz questão de ser o único ministro das finanças que obedece a regras orçamentais suspensas e que em breve serão alteradas.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @catarina_mart: Nas ruas e nas instituições, a esquerda a construir uma outra Europa, de trabalho digno e serviços públicos capazes, de justiça fiscal e justica climática, de igualdade, liberdade, paz e solidariedade. Obrigada @ManonAubryFr e @schirdewan por este encontro do @Left_EU t.co/YeN4nZpBOB

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @GPBloco: O Projeto de Resolução do Bloco para a criação de uma auditoria ao acesso à interrupção voluntária da gravidez no Serviço Nacional de Saúde foi rejeitado com os votos contra do PS e do Chega e abstenção do PSD e de alguns deputados do PS. t.co/pNKE7YkATF

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

A banca vai distribuir 1150 milhões pelos seus acionistas. Um resultado extraordinário construído em cima das dificuldades de quem vive do seu trabalho e de um Governo que preside a uma das maiores transferências de rendimento do trabalho para o capital de sempre.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Em plena crise inflacionária, o Instituto +Liberdade, co-fundado por Mesquita Nunes, insistia que o problema dos preços dos combustíveis estava nos impostos (mesmo depois destes baixarem). Com lucros de 881M, enquanto os portugueses apertam o cinto, a Galp não está nada mal.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

🩺 Pelo Direito à Saúde, MAIS SNS

3 de junho em Lisboa, manifestação cidadã pelo reforço do SNS e pela garantia dos cuidados de saúde

+info e subscrever manifesto:
mais-sns.org

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Visitámos o nº 91 da Rue de la Loi, Bruxelas, um prédio ocupado há uma semana por mais de 50 requerentes de asilo a que o sistema belga não pôde ainda dar resposta. O prédio fica entre o Parlamento e a Comissão Europeia, mas o sonho de uma Europa solidária está longe, muito longe

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Já sabíamos que a objeção de consciência generalizada tem impedido mulheres de realizar IVG em vastas áreas de território. O que faltava confirmar é que o direito à objeção está a ser abastardado, quer porque em alguns casos não se trata de consciência, quer porque

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Um assunto denunciado, investigado e provado há anos, sempre as mesmas ameaças, mas continua sem resolução. São lojas de notas a manipular o acesso ao ensino superior, para prejuízo de quem não tem dinheiro para comprar as avaliações dos seus filhos.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @LadrBic: O +Liberdade/IL publicou um gráfico em que sugere que os portugueses utilizam cada vez menos transportes públicos. Mas «esquece-se» que em 2021 estávamos em plena pandemia, o que impede qualquer comparação séria com os censos de 2001 e 2011
[ladroesdebicicletas.blogspot.c] t.co/L4wmKxYNmP

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

A política ambiental da UE contradiz na prática as suas intenções declaradas. Saber o nível de investimento que será necessário para concretizar a transição, enquanto se impede os países de o fazer, é só mais um exemplo disso mesmo.
RT @seb_mang: Excited to share our new @NEF report co-authored with @DominicCaddick on green industrial policy & how the EU is to plug green spending gaps

Conclusion: Proposed fiscal rules stand in the way of sufficient and inclusive …

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @BlocoDeEsquerda: Na sequência da notícia da demissão do adjunto do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, @PedroFgSoares veio dizer que o governo deve explicações ao país sobre o caso e que estas devem vir do próprio primeiro-ministro. t.co/tObHWzoawA

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

RT @BlocoDeEsquerda: O que está a acontecer em França?

12 de maio, sexta-feira, 21h, na Sede Nacional do Bloco de Esquerda (Rua da Palma, 268, Lisboa)

Conversa com Manon Aubry, Nathalie Oliveira, José Gusmão e Catarina Martins.

Entrada livre. t.co/LtICS2QXEC

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

No dia em que a Frontex celebrou o início de operações nas fronteiras da Macedónia do Norte, a polícia desse país matou acidentalmente uma mulher migrante. Votamos contra este e outros acordos semelhantes: trabalho sujo fora das fronteiras da UE continua a ser trabalho sujo.
RT @Frontex: 🎉🇲🇰 🇪🇺 Yesterday, we launched a groundbreaking operation in ! Witness the excitement of the official ceremony with our brief video. Join us as we work together for …

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Nova investigação da @corporateeurope. Esta história, para além de mostrar mais uma vez como a Comissão convive bem com os conflitos de interesse do setor privado, evidencia que a fantasia do mercado em perfeita concorrência é estragada pela realidade.
RT @corporateeurope: 🚨New research from @corporateeurope and @lobbycontrol shows another stunning conflict of interests.

🫣The @EU_Commission has outsourced the evaluation of its merger rules to Google’s best friend…

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Numa reunião conjunta LIBE/FEMM, confirmámos a ratificação pela União Europeia da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul). Contra a decisão, apenas os amigos do Chega.

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

“A descarbonização exige (…) investimento público à escala nacional. Não será possível concretizar transformações sistémicas, cuja inevitabilidade é reconhecida pelo próprio IPCC, com base em lógicas de mercado.“ - Vera Ferreira no @SetentaQuatro

setentaequatro.pt/cronica/abri

🐦🔗: n.respublicae.eu/joseggusmao/s

Show older
Mastodon

A Mastodon forum for the discussion of European Union matters. Not run by the EU. Powered by PleromaBot, Nitter and PrivacyDev.net.