Show newer

@paravertudo Pois. Já escrevi sobre isso. As grandes empresas garantem uma série de reivindicações antigas, o Governo retoma a reforma do IRC do Passos Coelho, tudo em troca de conversa. setentaequatro.pt/cronica/pagu

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Ao mesmo tempo que salários e pensões perdem valor numa escala que ultrapassa o tempo da troika, os lucros das grandes empresas sobem a pique. Agora imaginem que não tínhamos o orçamento mais à esquerda de sempre.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

A confirmar-se esta notícia, ficamos com a certeza de que o BCE voltou à loucura dos anos Trichet: recessão deliberada para sangrar mais um pouco os rendimentos do trabalho. Independência do BCE é isto: uma política irresponsável aplicada por inimputáveis.
publico.pt/2022/10/26/economia

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Se há países (como Portugal) que já iniciaram políticas de austeridade que tão maus resultados deram da última vez, resta saber o que irá acontecer quando se começar a sentir os efeitos do aumento das taxa de juro e forem retomadas as regras de governação económica.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

A infeção por monkeypox foi considerada uma Emergência de Saúde Pública pela OMS. É injustificável que uma vacina capaz de controlar uma emergência seja monopólio de uma empresa sem capacidade de produção. Não chegam os discursos sobre as lições da covid-19, é preciso agir.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

O controlo da monkeypox tem sido lento porque a vacina é exclusiva da Bavarian Nordic. Questionámos a Comissão sobre se desta vez apoiarão a suspensão de patentes, emendando a posição lamentável que a UE teve na pandemia. Propriedade intelectual não vale mais que saúde pública.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Holanda, Espanha e Polónia anunciaram a sua saída do tratado e é urgente que todos os Estados da UE façam o mesmo. Portugal, um país com enorme potencial para a transição energética, só perde com este tratado. Governo português vai continuar “a avaliar” até à última calota polar?

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Portugal continua “a avaliar” se rompe com um tratado unilateral que apenas serve para as empresas da energia processarem os Estados em milhares de euros por motivos como o corte no uso do carvão. Um incentivo à extorsão e um empecilho para o futuro

publico.pt/2022/10/21/economia

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

A divulgação dos dados sobre a pobreza despertou a preocupação da direita. Era bom que algumas das suas causas merecessem a mesma atenção: grande parte das pessoas em situação de pobreza trabalha e, segundo o Eurostat, o risco de pobreza é maior entre trabalhadores precários.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

A Iniciativa Liberal está a tentar distanciar-se da calamidade do projeto ultraliberal da Liz Truss. O liberalismo funciona, a não ser que seja aplicado...
RT @LiberalPT: ❓ Face a uma crise internacional, aumentar descontroladamente os gastos do Estado e a dívida pública, na ordem dos "tens of billions" em apoios públicos?

Já passámos por essa irresponsabilidade em Portugal com o PS.

No, thanks. Never again!

Bye, Liz Truss.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Para lá do bate-bocas e da política dos casos, o bloco central volta a estar de acordo no que realmente conta e prepara-se para aplicar novamente as receitas do passado: corte real dos salários e pensões e borlas fiscais para as grandes empresas.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Como sempre, a intervenção do Estado na economia, que é frequentemente criticada e barrada pelas instituições europeias, passa rapidamente a ser admitida quando é necessário socializar as perdas dos privados através de resgates públicos.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

As regras existem para tentar obrigar as empresas a mostrar que conseguem compensar os riscos que assumem. A Comissão quer não só aumentar o patamar a partir do qual as regras se aplicam, como permitir o recurso a garantias públicas de crédito para facilitar a vida às empresas.

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

As grandes empresas da energia estão a enfrentar dificuldades devido aos produtos financeiros derivados em que apostaram, mostrando a necessidade de regras mais apertadas para os derivados financeiros. Solução da Comissão: enfraquecer as regras.

esquerda.net/artigo/comissao-e

🐦🔗: nitter.eu/joseggusmao/status/1

Show older
Mastodon

A Mastodon forum for the discussion of European Union matters. Not run by the EU. Powered by PleromaBot, Nitter and PrivacyDev.net.